14-Bis
Como poderia me esquecer desse dia, hoje é 13 de Setembro, dia tão importante ao Dumont. Os Irmãos Wright que me perdoem, mas foi mesmo apenas depois daquele dia memorável em Bagatelle que a humanidade descobriu que podia voar com o aeroplano motorizado, não mais refém dos ventos ou correntes de ar.
Totalmente projetado pelo brasileiro Alberto Santos Dumont, o 14-Bis fez seu primeiro voo em 13 de setembro de 1906. Um início tímido, em que percorreu apenas 13m, a cerca de 1m de altitude - "quase um salto". Mas, num segundo voo, em 23 de outubro, o brasileiro e sua aeronave entrariam em definitivo para a História, ao fazerem um percurso de 60m, a 3m de altura - o primeiro registro homologado do voo de um avião!
Pouco depois, em 12 de novembro, Santos Dumont, no seu segundo voo naquele dia, percorreria 220m. E mais, exibia modificações nas asas do 14-Bis, com superfícies móveis para controle lateral - havia inventado os ailerons. Depois daquele outono em Paris, voar ganhara um novo significado.
0 comentários:
Postar um comentário
Comente! Caso uma pergunta seja feita ficarei feliz em responder.